Pesquisar este blog

domingo, 13 de maio de 2012

Saudosismo e Nostalgia


 
  O saudosismo refere-se a viver o que não existe mais, viver o não vivido, enquanto a nostalgia é uma lembrança de algo já vivido. Mas, são eles bens valiosos ou descartáveis? No dicionário a definição para saudosismo é: 
Fidelidade a ideias, usos ou costumes, que não são mais admitidos, como musica ou roupas de décadas passadas que são ouvidas ou usadas hoje, que retornaram, muitas pessoas vivem nesse tal saudosismo, onde sentem-se mais à vontade e mais felizes. Já o significado de nostalgia se remete a um estado melancólico causado pela falta de algo, muitas vezes tristeza, onde fotos ou músicas trazem os momentos que não podem voltar.  


                                     

  Saudosismo pode ser considerado uma espécie de nostalgia, quando referente a pessoas mais velhas que sentem falta de sua juventude, de sua época, quando também observando hoje características que retornaram das décadas passadas. Na nostalgia as fotos antes reveladas e guardadas permitiam acesso a nossa memória e momentos quando quiséssemos, com a falência da Kodak houve uma grande abertura para discussões sobre o assunto nostálgico, antigamente as câmeras que não eram digitais tinham grande importância e valor, assim como as fotografias, que hoje são digitalizadas e descartadas a qualquer momento. O saudosismo possui uma grande importância trazendo conhecimento e tendências as novas gerações, amplia e enriquece experiências, porém, especialistas encontram lados negativos nesse saudosismo, como a falta de criatividade e a vida atrás de máscaras e valores do passado. A nostalgia toca diretamente na falência da Kodak ao mencionar fotografias e memórias, que hoje não são mais guardadas. 
  Contudo, o saudosismo pode trazer nostalgia, por ser uma recuperação do passado, os momentos podem ser lembrados por músicas, cheiros, ou outro modo pela falta das fotografias. Fotos digitais são descartáveis já a nostalgia não, no momento que o passado pode ser lembrado de outras formas, mostrando seu valor ainda nos dias de hoje. O saudosismo amplia o conhecimento e retorna ao que já existiu, revelando grande importância, e não sendo de fácil descarte.


GB

Um comentário: